• Background Image

    Passo a passo para abrir uma empresa de coaching – Parte 2

    15 de Maio de 2016

15 de Maio de 2016

Passo a passo para abrir uma empresa de coaching – Parte 2

Abrir uma empresa pode ser um processo complexo que exige paciência do futuro empreendedor. Mesmo que a sua pretensão seja abrir uma empresa que desempenha serviços, o ideal é contar com auxílio de um contador que tende a guiar os seus passos em busca da melhor opção. O processo para a pessoa que deseja abrir uma empresa de coaching pode ser o mesmo, mas existem algumas particularidades que todo profissional precisa ficar atento.

Confira logo abaixo a segunda parte sobre abrir uma empresa de coaching.

Após buscar as atividades econômicas disponíveis para registro de empresa no site do IBGE e determinar um regime tributário que é o mais ideal para o CNAE, é preciso fazer uma busca prévia de local para abrir uma empresa de coaching. Como você será um coach é necessário ter um local interessante, pois precisa receber os clientes para fazer o seu trabalho. Mas também tem como considerar a ideia de fazer atendimento na casa do clientes e outros.

Na verdade tudo deve ser visto com calma, pois se abrir uma empresa de coaching com endereço fixo precisa pensar no alvará – que será falado mais tarde no texto. Se quiser abrir a empresa em sua residência será preciso ter um cuidado maior, pois se fizer atendimento no local é mais difícil solicitar um alvará. Enquanto não chega o momento ideal para solicitá-lo, seria mais aconselhado pesquisar locais e identificar as melhores opções para o caso.

De acordo com os profissionais de contabilidade após seguir os passos que foram citados antes é necessário começar todo processo de criação do seu  contrato social para que faça o registro da empresa na Junta Comercial – ou no caso, RCPJ – e também na Receita Federal para ter o seu CNPJ. Perante o contrato social é necessário ter informações como atividade que a empresa desempenha, os dados básicos e se tiver sócios informar nesse documento.

Nessa fase do processo de abrir uma empresa de coaching pode-se buscar um advogado para que consiga preencher corretamento o contrato social e sem deixar brechas que podem dificultar a sua abertura. Com seu contrato pronto é possível ir até a Junta Comercial e Receita Federal, lembrando que esse processo é fundamental para que mais tarde consiga providenciar um certificado digital caso a sua empresa de coaching necessite em seu futuro.

Com o CNPJ e RCPJ em mãos pode seguir em busca do alvará da empresa, e que geralmente é solicitado de forma direta na prefeitura da cidade onde o coach pretende abrir uma empresa de coaching. Pode ser que a prefeitura exija alguns detalhes e para que consiga o alvará deverá segui-los, inclusive podem exigir a vistoria de Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros órgãos que devem liberar a circulação de pessoas. Siga todas as exigências.

Feito isso o processo de abrir uma empresa de coaching está quase pronto basta se atentar a emissão de nota fiscal eletrônica e começar exercer sua função como coach. Se tiver dúvidas busque uma contabilidade para que o processo de abrir uma empresa de coaching seja realizado corretamente.