• Background Image

    Passo a passo para abrir uma empresa de coaching – Parte 1

    15 de Maio de 2016

15 de Maio de 2016

Passo a passo para abrir uma empresa de coaching – Parte 1

Abrir uma empresa pode ser um processo complexo que exige paciência do futuro empreendedor. Mesmo que a sua pretensão seja abrir uma empresa que desempenha serviços, o ideal é contar com auxílio de um contador que tende a guiar os seus passos em busca da melhor opção. O processo para a pessoa que deseja abrir uma empresa de coaching pode ser o mesmo, mas existem algumas particularidades que todo profissional precisa ficar atento.

Confira no texto abaixo os passos para  de abrir uma empresa de coaching.

O coaching é caracterizado como uma atividade que visa promover e elevar a performance de um indivíduo – seja uma pessoa, grupo ou empresa. Com um profissional qualificado é possível desenvolver a capacidade da pessoa ir em busca de reusltados positivos em sua vida profissional ou pessoal com metodologias, ferramentas e técnicas que um treinador considera o ideal e que no caso podem auxiliar aumentar o nível de resultados de uma pessoa.

O problema é que ainda nos dias atuais existem pessoas que confundem os profissionais de coaching com aqueles que prestam consultoria. Primeiro, é necessário esquecer essa relação que muitas pessoas criaram e pensar que o treinador (coach) tem como tarefa principal orientar os seus clientes para que encontrem as soluções para os seus problemas. Ou seja, enquanto um consultor ajuda indentificar os problemas, o coach irá ajudar solucioná-los.

Com essa dúvida esclarecida é possível começar a trabalhar no processo de criação de uma empresa de coaching que no caso, pode ser mais complexo do que muitos imaginam. Abrir uma empresa de coaching requer pesquisa e principalmente, as definições referente o nicho que pretende atuar. Aos coaches existem diversos nichos que podem ser explorados e usados como foco em seus serviços, e que necessitam ser definidos para abrir a sua empresa.

Abrir uma Empresa de Coaching

Como dito anteriormente é fundamental iniciar esse processo de abrir uma empresa de coaching definindo o seu nicho. Você pode abrir uma empresa que é especialista em atendimentos de Personal Coaching, Life Coaching ou no caso de Executive and Business Coaching que é uma área que cresceu de forma intensa nos últimos anos. Faça uma pesquisa para o nicho que tende a te promover mais oportunidades no mercado, ou que você se familiariza.

Não é uma obrigação escolher apenas um dos nichos, se você é um coach e tem especialidade nas três areas pode abrir uma empresa de coaching que fornece os três serviços. Sem problemas. Com isso definido começa todo o processo de abertura real da sua futura empresa. Você pode contar com os auxílios de uma contabilidade, que pode deixar todo processo de abrir uma empresa de coaching mais fácil, e na maioria dos casos casos, mais rápido.

Os contadores costumam ressaltar a importância de criar um cronograma e nele colocar informações como prazos para empresa estar aberta e outros. Em seguida será necessário definir o tipo de empresa que será aberta, para o profissional coach é possível se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual). Mas se o objetivo for outro é preciso elaborar os dados básicos que seriam a razão social, endereço, CNAE, quadro societário e  tributação.

O conselho é que o coach busque atividades econômicas que se encontram disponíveis para registro de empresa no site do IBGE, mas para que saiba a forma de tributo mais coerente que incide no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) escolhido é aconselhado falar com um contador.