• Background Image

    Como contratar um funcionário para minha franquia?

    15 de Maio de 2016

15 de Maio de 2016

Como contratar um funcionário para minha franquia?

Contratar um funcionário pode ser uma das partes mais difíceis de uma empresa, pois requer uma preparação relativamente grande não só no momento de fazer entrevistas, mas também na contratação oficial dando entrando nos documentos ideais e recebendo novo funcionário na sua empresa. Enfim, é necessário muito cuidado para que tudo o que foi planejado possa ocorrer e que seja de acordo com as leis trabalhistas.

Se tem dúvidas sobre como contratar um funcionário para sua franquia para que tenha a disposição os serviços de outra pessoa na sua franquia é preciso se atentar há alguns conceitos. Confira o texto logo abaixo para saber os processos que devem ser feitos na contratação do funcionário.

Contratar um funcionário requer cuidados específicos para que consiga investir em um profissional que realmente possa vestir a camisa da sua empresa. O problema nesses casos de contratação é viver aquele momento na empolgação e escolher o funcionário que mais lhe agradou no quesito simpatia, sem levar em consideração outros requisitos. Saiba que a contratação de um funcionário deve considerar diversos quesitos.

O primeiro seria a funcionalidade daquele profissional para a franquia. É necessário analisar se aquele perfil realmente oferece ganhos para a sua franquia e se ele tem algo a oferecer para o seu crescimento. Caso a sua resposta seja sim, tudo bem, coloque esse funcionário na lista de nomes positivos para se tornar um funcionário , mas saiba que apenas os questionamentos não são necessários. É preciso analisar muito mais.

É importante que analisar qual a capacidade técnica do novo funcionário e se ela tende a oferecer algo para o crescimento da franquia. É preciso fazer essa análise com cuidado para não deixar de lado uma boa opção de funcionário. Invista em testes, perguntas e outros do qual te demonstrem a capacidade daquele profissional e assim definir se aquilo que ele sabe terá uma funcionalidade ou não para a sua empresa.

Outro aspecto interessante na busca por um funcionário passa a ser a análise de atitudes e posturas de um profissional. Nesse caso tem a necessidade de analisá-lo de acordo com o perfil de profissional que se considera ideal para a vaga na franquia. Portanto, análise como ele pode se comportar em algumas situações corriqueiras do dia a dia da franquia e outros detalhes que demonstre que aquele será funcionário.

Lados burocráticos para contratar um funcionário para minha franquia

A contratação de um funcionário para sua franquia pode variar bastante segundo a categoria que a empresa se enquadra para que tome as atitudes idéias que sejam de acordo com a lei. De uma forma geral, quando decide qual a pessoa idéia para ser funcionário para sua franquia é necessário iniciar todos os processos burocráticos de contratação que vão desde a necessidade dos exames médicos até mesmo fazer o seu registro na carteira de trabalho.

É importante contar com a ajuda de um contador para que tenha auxílio ao serviços de assessoria em departamento de pessoal e outros quesitos que podem ser importantes a sua franquia. Sendo assim, comece a fazer a solicitação do exame médico de saúde ocupacional para que faça logo em seguida o registro na carteira de trabalho e previdência social (CTPS), o cadastro geral de empregados e desempregados (Caged) e os outros.

Além dos documentos citados acima é necessário fazer a entrega da guia de recolhimento do FGTS (GRF/SEFIP), o recolhimento do FGTS e outros que podem ser consultados com auxílio de um contador ou especialistas na área de recursos humanos. Siga todas as orientações para que tenha a sua disposição todos serviços do seu mais novo funcionário.