• Background Image

    Como abrir uma franquia no Brasil?

    15 de Maio de 2016

15 de Maio de 2016

Como abrir uma franquia no Brasil?

Ter o seu negócio próprio é algo que muitos brasileiros sonham todos os dias, mas para tornar isso uma realidade é necessário se atentar a vários conceitos que são fundamentais na abertura de uma empresa. No caso a busca de como abrir uma franquia tem aumentado nos últimos anos por conta do sucesso que o modelo de negócio tem feito no país, mas caso a pessoa decida abrir a franquia é preciso ter a atenção e evitar prejuízos.

Se tem interesse de abrir o seu próprio negócio, mas não tem noção dos passos que devem ser seguidos é necessário fazer pesquisas ou contatar profissionais qualificados. Confira no texto logo abaixo as informações a qual ensinam para todos futuros empresários como abrir uma franquia.

O primeiro passo de como abrir uma franquia seria fazer pesquisas para encontrar um segmento que seja ideal para você trabalhar e que tenha a chance de fornecer bons lucros. Identifique quais as necessidades que o público consumidor possui dentro do segmento para que assim busque a franquia – ou ‘as franquias, tenha em mente ao menos três – que permita oferecer serviços que realmente sejam relevantes para os consumidores.

Feito isso é necessário ir para o outro passo de como abrir uma franquia que caracteriza-se com um contato inicial com todas as franquias que no caso foram selecionadas no passo anterior. Esse contato serve para que conheça detalhes distintos sobre a franquia com o intuito de definir uma opção que seja de seu agrado e então marcar uma reunião que ambas as partes possam trocar informações consistentes, e assim definir o futuro.

Em seguida no processo de como abrir uma franquia passa a ser preciso que o empreendedor preencha uma ficha de pré qualificação para que o franqueador avalie o seu perfil e se atente a todas as suas exigências. Ao aceitar a proposta o franqueador deve entregar o documento COF que é o Circular de Oferta de Franquia com informações comerciais, jurídicas e financeiras do franqueador para ser entregue antes desse contrato final.

O COF é um documento importante para que o futuro empreendedor de fato conheça a franquia que irá trabalhar, saiba todos os investimentos e afins que são importantes nessa fase. Ao assinar o COF tem outro passo no processo de como abrir uma franquia que seria assinar o contrato de franquia que normalmente tem um prazo mínimo de 5 anos para que as ambas partes possam assiná-lo e selar a parceria da sua futura franquia.

Feito isso o outro processo de como abrir uma franquia seria começar o seu investimento, para que assim a franquia se adapte as exigências que o franqueador fez e possa abrir as portas. O empreendedor deve fazer o investimento inicial que inclui vários conceitos, mas que também poderá depender da franquia. Em seguida é o momento de abrir a franquia. Aos empreendedores é necessário ter atenção há outro detalhe importante.

Esse detalhe seria o pagamento da taxa de Royaltie e de Marketing. Essas taxas geralmente são cobrados pelo franqueador através de um valor do qual é fixo ou variável de forma mensal, trimestral ou anual. Isso passa a ser algo imprescindível, por isso que o empreendedor deve analisar com cuidado as opções. Em seguida no processo de como abrir uma franquia tem ainda consultoria, acompanhamento e funcionamento da franquia.

Caso tenha mais dúvidas sobre como abrir uma franquia é preciso fazer a busca por profissionais qualificados para que te ajudem e possam tirar as sus possíveis dúvidas. Contate um profissional e converse sobre suas opções e até mesmo com possíveis franqueados para ter uma noção a respeito do mercado de franquias e saber se realmente irá valer a pena.